As leis gerais que regem o futebol foram elaboradas em 1938 pela International Football Association Board (IFAB). O documento, que compreende 17 regras e uma série de outras decisões suplementares, sofreram alterações de acordo com a evolução técnica e tática do esporte.
Regra 1: O campo
É o local onde os jogos são realizados. As partidas oficiais são disputadas em campos de grama. O campo, no formato retangular, é delimitado por linhas feitas com cal, com comprimento entre 90 e 120m e largura entre 45 e 90m.
Regra 2: A bola
Em jogos oficiais, é feita com couro e atende algumas exigências: deve ter uma circunferência mínima de 68,5cm e peso entre 420g a 445g.
Regra 3: Número de jogadores
Em jogos oficiais, cada equipe deve iniciar a partida com onze jogadores (um goleiro e dez na linha) e mais sete reservas para substituições, no caso de alguma eventualidade. Na Copa do Mundo, cada time pode contar com 11 jogadores na reserva.
Regra 4: Equipamentos dos jogadores
O uniforme obrigatório para os jogadores inclui chuteira, meião, calção e camisa. As camisas das equipes devem apresentar cores diferentes para não confundir. O atleta deve utilizar sob o meião, caneleiras.
Regra 5: Árbitros
É o responsável pelo andamento da partida e a autoridade maior em campo. Cabe a ele marcar o tempo de duração, marcar as infrações e exercer as regras do jogo.
Regra 6: Fiscais de linha ou bandeirinhas
São dois fiscais que auxiliam o árbitro da beira do campo, cada um em seu lado. É quem marca impedimentos e pode marcar infrações, ajudando o árbitro nos lances mais difíceis.
Regra 7: Duração da partida
O tempo regulamentar de um jogo é de 90 minutos, divididos em dois tempos de 45. O árbitro porém pode acrescentar mais minutos ao final de cada tempo, de acordo com as possíveis paralisações no decorrer da partida.
Regra 8: Início da partida
A partida só deve ser iniciada após o árbitro verificar o campo, a bola, os jogadores e as condições de segurança. Se tudo estiver em seu devido lugar, ele pode começar o jogo.
Regra 9: Bola em jogo e fora de jogo
A bola só não está em jogo quando sai por uma das linhas do campo, quando é marcada alguma infração ou sob qualquer outra determinação do árbitro.
Regra 10: Contagem de gols
O gol só é válido quando a bola ultrapassa inteiramente a linha da meta ou quando não há irregularidades no lance (cabe ao árbitro interpretar o lance). Os bandeirinhas também podem decidir, se tiverem enxergado algo que o árbitro não viu no lance.
Regra 11: Impedimento
O jogador deve ser considerado impedido, quando no momento do lançamento houver somente um adversário (que pode ou não ser o goleiro) mais próximo da linha de fundo do que ele. Não há impedimento quando o jogador recebe a bola de um arremesso lateral, escanteio ou tiro de meta.
Regra 12: Infrações e indisciplina
As infrações estão caracterizadas quando um jogador comete faltas contra o adversário ou desobedece as regras. Os atletas indisciplinados ou violentas são punidos com advertência ou mesmo exclusão da partida, por parte do árbitro.
Regra 13: Tiro livre
É a forma como é punida a equipe infratora. Existe tiro direto que é quando um time pode chutar a bola contra a meta adversária sem a necessidade de um outro toque antes. Já o indireto é justamente o contrário.
Regra 14: Pênalti
A equipe que cometer uma infração (falta ou mão na bola) dentro da sua área é punida com um tiro direto contra sua meta, de uma distância de onze metros, o pênalti.
Regra 15: Arremesso lateral
Quando uma equipe joga a bola fora do campo pelas linhas laterais, a outra deve repô-la em jogo do mesmo ponto em que ela saiu.
Regra 16: Tiro de meta
Quando uma equipe atacante colocar para fora através da linha de fundo da adversária, o goleiro desta repõe a bola em jogo através de um chute de qualquer ponto da pequena área.
Regra 17: Escanteio
Quando a equipe defensora põe a bola para fora pela sua própria linha de fundo, a outra deve repô-la através de um chute da extremidade localizada no lado em que a bola saiu.
Comments